Seguir este Blog por Email

terça-feira, 19 de abril de 2011

Os primeiros colonos alemães chegaram na década de 1850.


Através do P. Dr. Hermann Borchard, duas comunidades coloniais foram criadas em Santa Cruz, nos dois lados do Rio Pardinho, a saber, a comunidade de Ferraz, e no lado leste, e a comunidade de Vera Cruz (Vila Tereza).
A partir de 1874 o P. Michael Haetinger passou a assistir pastoralmente as duas comunidades, sendo sucedido pelo P. Falk em 1877.
Mais tarde, a comunidade de Ferraz se desligou da de Vera Cruz.
Em 1886 Vera Cruz se tornou pastorado autônomo e o P. Smidt estabeleceu um ponto de pregação na mesma. A paróquia de Vera Cruz abrangia ainda as comunidades das Picadas de Bom Jesus, Karlruhe, Sítio, Riopardense e Trombudo.

Templos
Nos anos de 1870 a comunidade construiu seu primeiro templo. Na Páscoa de 1914, a comunidade consagrou seu novo templo.
"Der Deutsche Ansiedler" de junho de 1907 cita os progressos da então comunidade Villa Thereza: no ano de 1906 a igreja contava com um harmônio, para o qual os auxílios foram voluntários. Também foram entregues os paramentos, cujo pedido foi feito pelo pastor da "Gustav-Adolf-Verein". Embora tivesse harmônio e paramentos, a igreja não dispunha de sinos.
"Der Deutsche Ansiedler" de maio de 1909 relata que o templo terá 52 pés de comprimento, 28 pés de largura e 18 pés de altura. A altura da torre será de 75 pés.
"Der Deutsche Ansiedler" de agosto de 1914 menciona a inauguração do templo no dia 5 de maio, depois de 5 anos e meio de construção. A construção do templo custou 24 000 Milreis, mas 4 000 Milreis foram presenteados do Conselho Superior - Associação Gustavo Adolfo. Os 20 000 Milreis restantes a própria comunidade conseguiu. Para os sinos e outros pequenos pagamentos, a comunidade contava com uma dívida de 3 000 Milreis, que deveria ser paga até o fim do ano. O Sínodo Riograndense presenteou a comunidade com uma bíblia para o altar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário