Através do P. Dr. Hermann Borchard, duas comunidades coloniais foram criadas em Santa Cruz, nos dois lados do Rio Pardinho, a saber, a comunidade de Ferraz, e no lado leste, e a comunidade de Vera Cruz (Vila Tereza).
A partir de 1874 o P. Michael Haetinger passou a assistir pastoralmente as duas comunidades, sendo sucedido pelo P. Falk em 1877.
Mais tarde, a comunidade de Ferraz se desligou da de Vera Cruz.
Em 1886 Vera Cruz se tornou pastorado autônomo e o P. Smidt estabeleceu um ponto de pregação na mesma. A paróquia de Vera Cruz abrangia ainda as comunidades das Picadas de Bom Jesus, Karlruhe, Sítio, Riopardense e Trombudo.
Templos
Nos anos de 1870 a comunidade construiu seu primeiro templo. Na Páscoa de 1914, a comunidade consagrou seu novo templo.
"Der Deutsche Ansiedler" de junho de 1907 cita os progressos da então comunidade Villa Thereza: no ano de 1906 a igreja contava com um harmônio, para o qual os auxílios foram voluntários. Também foram entregues os paramentos, cujo pedido foi feito pelo pastor da "Gustav-Adolf-Verein". Embora tivesse harmônio e paramentos, a igreja não dispunha de sinos.
"Der Deutsche Ansiedler" de maio de 1909 relata que o templo terá 52 pés de comprimento, 28 pés de largura e 18 pés de altura. A altura da torre será de 75 pés.
"Der Deutsche Ansiedler" de agosto de 1914 menciona a inauguração do templo no dia 5 de maio, depois de 5 anos e meio de construção. A construção do templo custou 24 000 Milreis, mas 4 000 Milreis foram presenteados do Conselho Superior - Associação Gustavo Adolfo. Os 20 000 Milreis restantes a própria comunidade conseguiu. Para os sinos e outros pequenos pagamentos, a comunidade contava com uma dívida de 3 000 Milreis, que deveria ser paga até o fim do ano. O Sínodo Riograndense presenteou a comunidade com uma bíblia para o altar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário